Responsáveis pela edição adulterada de fala de Trump acabam de renunciar. Coisa da BBC

Cada dia me convenço mais que a British Broadcasting Corporation é um farol ético para a comunidade jornalística mundial.

Agora mesmo, o Diretor Geral da BBC, Tim Davie (acima) e a Chefe do Departamento de Notícias, Deborah Turness, tiveram que renunciar em consequência de deslize ético denunciado pelo jornal The Telegraph. Segundo a própria BBC, os dois se responsabilizaram pela edição maliciosa de falas de Donald Trump pouco antes da invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, que foram ao ar no programa Panorama.

O Telegraph publicou detalhes de um memorando interno da BBC, que vazou na segunda-feira passada, sugerindo que o programa Panorama editou duas partes do discurso feito por Donald Trump dando a entender que ele encorajava explicitamente a rebelião do Capitólio.

No discurso feito em Washington no dia 6 de janeiro Trump disse: “Vamos caminhar até o Capitólio e aplaudir os nossos corajosos senadores e congressistas”.

Entretanto, na edição de Panorama ele foi visto dizendo: “Vamos caminhar até o Capitólio…e eu vou estar lá com vocês. E vamos lutar. Lutar como o diabo”.

São dois trechos de Trump que foram colados. O editor desprezou mais de 50 segundos de fala entre eles.

Trump reagiu aos pedidos de demissão dizendo que os diretores estavam renunciando para não serem despedidos “porque eles foram apanhados adulterando meu ótimo (PERFEITO!) discurso do dia 6 de janeiro”.

***

As informações acima estão na capa do site de notícias da própria BBC. Agora, peço ao ocasional leitor para refletir comigo sobre a possibilidade de algo parecido acontecer na imprensa brasileira.

Imagine, por exemplo, o jornal O Globo informando ao mundo em primeira página que os responsáveis pela famosa edição adulterada do debate Collor versus Lula, na eleição de 1989, renunciaram ou foram admoestados.

Outra coisa: quem seria capaz de admoestar o doutor Roberto Marinho?

***

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *