
O ator romeno Sebastian Stan no papel de Donald Trump.
,
Artimanhas, chicanas, vaidade extrema – eis o Donald Trump de O Aprendiz, que encontrei no Prime Video. Não é um filmaço mas define o caráter do homem que manda e desmanda no hemisfério ocidental em algumas cenas memoráveis.
Exibido no Festival de Cannes de 2024, surpreendeu os espectadores com cenas que mostram Trump fazendo uma lipoaspiração e uma cirurgia no couro cabeludo para esconder a careca incipiente. O mais chocante é o momento em que ele joga no chão e violenta a primeira esposa, Ivana.
Os advogados de Trump ameaçaram processar os produtores e o diretor, o iraniano Ali Abassi, mas recuaram diante da evidência: a informação está registrada no pedido de divórcio de Ivana Trump (Maria Bakalowa), de 1990.
Sebastian Stan e Jeremy Strong fazem os papeis de Trump e Roy Cohen, o advogado de Manhattan a quem se atribui o papel de professor de maldades de Little Donnie, apelido de família do presidente dos EUA.
Cohen é mau, amoral, devasso. Mora numa casa de quatro andares perto do Central Park, na parte mais nobre da ilha de Manhattan, onde funciona também seu escritório. Quando Little Donnie vem pedir seu auxílio para começar a carreira como especulador imobiliário Roy enuncia as três regras que o aprendiz precisa decorar para ter sucesso.
“Negue todas as acusações. Quanto for derrotado diga que venceu. E ataque, ataque, ataque”.
O filme foi bancado pelo bilionário Dan Snyder, grande doador de Trump, na ilusão de que seria uma exaltação às qualidades de liderança dele. Ninguém sabe o que Snyder disse ao diretor e ao roteirista depois de assistir à primeira exibição numa sala privada.
Ivana Trump, que é mãe de Donald Jr, Ivanka e Eric Trump, morreu em julho de 2022 ao cair da escada de sua casa em Manhattan. O corpo foi enterrado no Trump National Golf Club em Edminster, New Jersey. Parece que o clube de golfe ganhou isenção de imposto por ser considerado um cemitério.