
São 17h32. A chuva não para. Sob a marquise da Rua 15, mais ou menos onde era a Singer, tento passar o tempo lembrando livros e filmes inspirados pela chuva.
- O inspetor Maigret sacode a capa de gabardine molhada ao entrar em um bar perto do Quai des Orfebvre, onde fica a sede da polícia judiciaria(*). Pensa na conversa que acaba de ter com o juiz de instrução Comelieu sobre a urgência de identificar o assassino da mulher de escola de arminho cujo corpo acaba de ser achado no Sena. O juiz comanda a investigação (**) e quer solução rápida. Maigret ainda precisar entender a vítima e as circunstâncias. Pede um Calvados.
- A seguir surge a imagem da prostituta interpretada por Rita Hayworth em Rain, filme da década de 1950 baseado em conto de Somerset Maughran. Aparece em vestido decotado vermelho, dançando no quarto da pensão das Ilhas Samoa. Do prostíbulo de Honolulu de onde foi expulsa salvou poucas roupas e uma vitrola agora em volume máximo. A chuva bate no telhado de zinco e o pastor interpretado por José Ferrer se irrita cada vez mais.
- Gosto da neve de Fargo, batizado com o nome da cidade do Minnessota onde trabalha a inspetora Marge (Francis McDormand). O telefone toca de madrugada e ela, grávida de sete meses, levanta-se devagar. Atrás, o marido Norm (John Carroll Lynch) prepara um café da manhã. O carro da patrulha de Marge é um Ford Victória preto e branco que aparece em grandes planos na paisagem gelada dos irmãos Coen.
- E não gosto da chuva de Ray Bradbury. Falha minha: me ensinaram que ficção científica é literatura escapista.
- Mas são lindas as batalhas na chuva e na lama de Akira Kurosawa em Os Sete Samurais. Tem gente que viu nesse filme a melhor fotografia da história do cinema.
- Que mais? A tempestade que atinge o burro de Zé do Burro e rende a Palma de Ouro para O Pagador de Promessas. Diziam que o Anselmo Duarte era apenas um galâ bonitinho mas ele mostrou que sabia fazer cinema. Teve a ajuda preciosa de Chick Fowle, um inglês que deu padrão de qualidade aos filmes da Vera Cruz e ganhou o prêmio de Melhor filme de aventura no Festival de Cannes com O Cangaceiro. O montador era outro mestre: Carlos Coimbra.
- Tem Seven, com Brad Pitt e Morgan Freeman caçando bandidos na chuva, sob a direção de David Fincher.
- E Gene Kelly dançando na chuva.
19h. Agora a chuva amainou, Deixo a marquise da Singer (ou seria Casa Clark?) rumo à Marechal Floriano. Em frente à Caixa Econômica há um ponto do ônibus 265, Ahu/Los Angeles, que passa a cada hora e meia. Ônibus limpinho, mas podia melhorar a frequência, né?
*
(*) – Mudou. Descubro que a PJ não funciona mais no Quai des Orfebvre desde 2017. Mudou para o 33 da Rue de Bastion, no 17º Distrito. Na Ile da la Citè ficou uma poderosa unidade da polícia anti-terrorismo.
(**) – No direito francês existe a utilíssima figura do juiz de instrução, que solicita diligências, ordena prisões, reclama da demora na investigação. Concluida a instrução, o processo é julgado pelo juiz da causa. No direito brasileiro juiz apenas julga.
*