logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

A interminável família Holmes. Agora, a irmãzinha Enola inicia a carreira de detetive

.

hhhkhkh

Sherlock, Enola e Mycroft Holmes: humor e suspense em roteiro inteligente de Nancy Springer.

.

A família criada por Arthur Conan Doyle vai continuar resolvendo mistérios complicados durante muitos anos. A novidade é a irmãzinha detetive Enola (Millie Bobby Brown), que estrela Enola Holmes: O Caso do Marques Desaparecido na Netflix. É um delicioso pastiche ambientado em 1900, que o diretor Harry Bradbeer (o mesmo de Fleabag) valorizou com ingredientes de sucesso: conspirações, atentados, aristocratas em perigo e uma garota que aprendeu lutas marciais, artes dedutivas, literatura, física, filosofia e sabe-se mais o quê com a mãe Eudoria (Helena Bonham Carter), uma mulher de muitos segredos.

Enola segue os passos da mãe, que após educar a filha desapareceu de casa para cumprir uma missão misteriosa. Aos 16 anos escapa dos irmaõs Mycroft (Sam Claflin) e Sherlock (Henry Cavill), que tentam obrigá-la a estudar no internato para moças casadoiras de Miss Harrison (Fiona Shaw).

Foge para Londres seguindo pistas deixadas pela mãe. No trem salva a vida do Visconde, em breve Lord Tewksbury, Marques de Basilwether (Louis Partridge). Ele é herdeiro do pai em uma cadeira na Câmara dos Lordes, que está votando importantíssimas reformas políticas e sociais. O pai do Visconde foi assassinado por causa de suas posições progressistas.

Desse encontro em diante desenvolve-se uma história parecida com a realidade inglesa do começo do século passado, de lutas sociais, miséria nas ruas e políticos conservadores empedernidos lutando para sufocar o feminismo e as reivindicações operárias. O bom é que em nenhum momento você está preocupado com a sorte da heroína, porque ele de vez em quando franze o cenho e olha esperta para a câmera comunicando ao público que o bandido está quase conseguindo matá-la mas não vai ter sucesso.

É meio distanciamento crítico brechtiano, meio comédia inglesa de castelos e mordomos. E duas horas passam num instante. Se você terminar de assistir ao filme com uma sensação de quero mais não se preocupe: há outros quatro livros para roteirizar, da Série Mistérios de Enola Holmes, escrita por Nancy Springer.

.

 

 

Posted on 26th setembro 2020 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *