logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

Obama não é tudo isso que a gente pensava

 

obama Dia 22 de janeiro de 2009: Barack Obama, o presidente americano assina o decreto que ordena o fechamento do centro de detenção de Guantánamo e proíbe os abusos durante interrogatórios, exigindo respeito à Convenção de Genebra: “O centro de detenção de Guantánamo objeto desta ordem será fechado o mais rápido possível e, no mais tardar, no prazo de um ano a partir da data da ordem”, diz um rascunho da ordem executiva, divulgado anteriormente no site da associação American Civil Liberties Union (ACLU).

 

Minha admiração por Barack Obama era quase ilimitada.

Não é mais.

Ele também promete e não faz, como qualquer político brasileiro. Agora, por exemplo, encerrou a missão do diplomata Daniel Fried, enviado especial encarregado de fechar a prisão de Guantanamo.

O fechamento da base de Guantanamo estava prometido por Obama desde o início do primeiro mandato. Na época ele parecia indignado porque os EUA mantém uma prisão em Cuba onde os prisioneiros são trancafiados em gaiolas e seu julgamento não obedece ao devido processo legal.

Em seu segundo mandato, Obama não vê o fechamento da base de Guantanamo como uma “prioridade realística”.

Em editorial, no dia 25 de novembro do ano passado, o New York Times, disse que “Se o Sr. Obama fala sério sobre cumprir sua promessa de fechar a base de Guantanamo – e nós acreditamos nele – ele precisa se  envolver mais no assunto e estar disposto a gastar seu capital político nisso”.

Amanhã, vamos ter que entender se a presidente do Brasil disser que a modernização do sistema prisional brasileiro também não é uma “prioridade realística”. É verdade que aqui os prisioneiros são mantidos em gaiolas superlotadas. Mas também é verdade que seu julgamento obedece ao devido processo legal.

 

Posted on 29th janeiro 2013 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *