logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

Ai de ti, Curitiba

.

hhjhjh O bom tempo passou, a represa secou. (Foto BemParaná)

.

A Sanepar acelera as obras da Barragem do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, diz a notícia vinda do Palácio.

Por que não acelerou antes, Sanepar? A segunda etapa do Miringuava está prevista desde 1998, quando a Renault inaugurou a primeira fábrica em São José dos Pinhais.

Agora está na quarta.

Era fácil prever o futuro. Com a montadora vêm os fornecedores. Os empregados se instalam por perto. É preciso mais água e esgoto.

Não bastasse a Renault, chegou a Volks-Audi. Mais fornecedores, mais trabalhadores, mais casas em São José e na Região Sul de Curitiba.

Todo empavonado, o Paraná fez festa quando chegaram as montadoras. Fez festa só, não: fez acessos viários, construiu linhas de transmissão, ampliou o aeroporto, além de diferir o pagamento de impostos e intermediar financiamentos do BNDES. Só não fez a nova represa.

Agora a coisa está desse jeito: o sistema de coleta, tratamento e distribuição de água não atende a todos. Inventaram o rodizio, apelido bonitinho para racionamento. E repetem promessas. “É para dezembro”, sem falta.

Ficamos sem água e sem chuva, o Rio Belém cheirando cocô, rodeado de covids nesse inverno quente. Flagelados da seca. Na esquina uma mulher acena com um cartaz de cartolina: ESTOU COM FOME.

Parece a Curitiba dos textos do Dalton. Ai de ti, cidade metida a ecológica, que tentou ser a Capital Social do Brasil. Os famintos se aglomeram na Praça Tiradentes. Mantenham-se em fila para a sopa da igreja.

Vieram todos – até os suicidas que se lançaram nas cavas e deram com a cara no lodo.

Não desesperem, os trabalhos acontecem em ritmo acelerado, dia e noite, propagandeia a comunicação do Ratinho. A companhia de água divulga um vídeo sobre “o estágio atual da construção”. E ameaça: “Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta são 7 litros de água”.

Que tal lavar com a torneira fechada? Curitiba, a inovadora, lançaria a Operação Mãos Sujas.

 

Posted on 14th agosto 2020 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *