logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

Explosão carcerária? Discriminação? É tudo que Obama e Romney não querem debater

  1. Isso eles não debatem O debate americano e seus temas proibidos

     

    Analistas eleitorais e institutos de pesquisa concordam que Mitt Romney “venceu” o primeira debate com o presidente Barack Obama. Romney foi mais agressivo, levou Obama às cordas e deu ao público a impressão de que está com a razão.Falta dizer que ele mostrou energia para defender argumentos sobre alguns pontos de interesse de republicanos e democratas. Os candidatos aparentemente concordaram em deixar de lado outros problemas que afligem a sociedade americana.

    No Guardian, o colunista Glenn Greenwald, que escreve cobre liberdades civis e segurança nacional, aponta os principais temas que os candidatos deixaram de debater

    1. Explosão carcerária. Os EUA têm 5% da população mundial e 25% da população carcerária. Comentário: “A população carcerária é o fato central da sociedade americana, assim como a escravidão foi o fato central em 1850”.

    2. Discriminação racial. Um em cada quarto afroamericanos está na cadeia. As prisões e os procedimentos judiciais que terminam em condenação são mais arbitrários e rápidos para negros e latinos do que para brancos.
    3. Desequilíbrio orçamentário. O deficit orçamentário vem em grande parte dessa discriminação. O estado da Califórnia gasta mais com o sistema penitenciário do que com o sistema universitário. Um dos motivos da hipertrofia das penitenciárias é a questão da droga – tratada como caso de polícia e não como questão de saúde pública.
    4. Crise humanitária. Aumentam as mortes de civis inocentes com o crescimento dos bombadeios por drones, aqueles aviões sem piloto. Eles atacam principalmente áreas do Paquistão e do Afaganistão. Os bombardeios são ordenados por Obama com a mesma liberalidade de George Bush. Com isso, cresce a má vontade com os EUA nos países muçulmanos.

A longa lista de políticas públicas altamente questionáveis prossegue com

a. o rápido crescimento da rede de vigilância sobre os cidadãos. Ninguem sabe se os dados produzidos pelo monitoramento das atividades dos americanos (mesmo as mais inóquas) estão sob controle.

b. Há acordos comerciais internacionais que resultam do desaparecimento de empregos no país.

c. E o questionamento mais antigo e gritante – por que o Departamento de Justiça de Obama recusa-se a processar os criminosos de Wall Street responsáveis pela crise financeira de 2008?

 

 

Posted on 5th outubro 2012 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *