logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

Carta de Goiania: denúncia contra governos e empresas de água e esgoto

A situação do saneamento básico no Brasil continua vergonhosa. Estamos 100 anos atrasados em relação aos paises desenvolvidos.

Na Carta de Goiania, resultado no 27º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, os 5 mil participantes do conclave disseram isso as governos e, principalmente, à sociedade brasileira.

“O Brasil permanece apresentando sérios déficits de atendimento por serviços básicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A universalização do atendimento é o objetivo declarado, mas o ritmo do crescimento dos índices é ainda muito inferior ao necessário para alcançar as metas propostas. A disposição de resíduos sólidos ainda é feita em lixões não controlados em grande parte dos municípios do país. A degradação do ambiente urbano, dos recursos hídricos e dos principais ecossistemas naturais segue sem recuperação significativa, a despeito dos esforços em curso.”

A sociedade organizada precisa cobrar da Prefeitura a promessa de limpar o Rio Belém, cujo mau cheiro envergonha Curitiba. É tarefa simples porque a Sanepar produziu uma lista das residências e comércios que poluem o rio. Basta dar um ultimato aos poluidores e punir quem não obedecer a ordem de se conectar à rede de esgoto.

Outra missão da sociedade é cobrar o resultado das ações legais contra a Sanepar por despejo de efluentes contaminados nos rios da Bacia do Alto Iguaçu.

Posted on 8th outubro 2013 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *