logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

Pequenos escorregões

.

 

Eric Adams: Os prefeitos devem ir sempre ao mesmo restaurante?

 

.

 

Está na primeira página do New York Times: “Eric Adams à noite: Mesa Privada e Amigos da Pesada”.

A notícia é sobre as idas constantes de Adams a um restaurante da Rua 52 West chamado Osteria La Baia, que pertence aos gêmeos Robert and Zhan Petrosyants — cujos negócios o prefeito tem apoiado com entusiasmo. Parece que longa folha corrida dos irmãos vai da lavagem de dinheiro a crimes contra a pessoa.

O repórter abelhudo do NYT diz que não viu o prefeito pagar a conta, que não deve ser muito pequena. No cardápio, a entrada mais barata custa 30 dólares, o dobro do que ele pagaria em outro bom restaurante 100 metros adiante, também especializado em comida italiana.

O código de ética da cidade exige que funcionários públicos rejeitem presentes de valor superior a 50 dólares, por mais que a comida seja boa. Em Curitiba, a prefeitura não tem um código estabelecendo valores, mas todos sabem que não dá para aceitar agradinhos caros.

Mais de uma vez fui almoçar com o prefeito Jaime Lerner no restaurante Pekin, chinês que ficava no início da avenida João Gualberto e tinha uma mesa redonda no andar de cima. Jaime chamava alguns secretários e assessores para continuar a conversa da manhã. Comia trabalhando.

Nunca vi ele pagar a conta – aliás nunca vi político pagar conta, dizem que dá azar. Mas entendi que a Prefeitura acertava com o proprietário mensalmente. E o Jaime, que entendia de comida, nunca elogiou a qualidade da comida chinesa.

Mas falou bem da feijoada do Pasquale, o restaurante que funcionava dentro do Passeio Público. Lá quem pagava eram os amigos.

Também nunca vi Ney Braga pagar restaurante. Era um político que não gostava de comer – gostava de conversa e quando se decepcionava pedia um chá de camomila.

Sinto falta da sabedoria dos políticos antigos. Dizem que foi Ulisses Guimarães o primeiro a dizer: “Preste atenção, meu filho, não existe almoço de graça.” No exterior, Milton Friedman usou a frase como título de um de seus livros. “There is no such thing as a free lunch”

 

 

Posted on 22nd agosto 2022 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *