logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

Tudo que envergonha a República foi plantado no Império

.

 

gghghg

Miss Amazonas postou um vídeo no stories do Instagram sendo vacinada. Why not? Além de linda, ela é uma digital influencer.

 

.

Tiraram os médicos, chamaram os milicos, alguns de pijama, o ministro apertado em seu uniforme de general de Intendência.

Desvio de função.

*

Da fila da vacina tiraram os velhinhos internados, os enfermeiros da linha de frente, os aborígenes – e chamaram as socialites, a turma do prefeito, até a Miss Amazonas.

Desvio de tudo.

*

Só que isso não é novo. Em 1867, a Guerra do Paraguai estava ficando feia. Muita morte no exército brasileiro, vexame na batalha de Curupaiti, despesas demais no caixa do Império. A guerra que parecia fácil convertia-se em desastre.

O governo resolveu reforçar o exército. Mas não convocou os filhos dos comerciantes, políticos, latifundiários, jovens que não mereciam ir para uma guerra tão mal organizada.

Para substituí-los, o Conselho de Ministros resolveu desapropriar (sic) 30 mil escravos “para formarem um novo exército libertador do Paraguai”.

Está em Opinião Liberal, de 13 de dezembro de 1867, citado por Nelson Werneck Sodré em A História da Imprensa no Brasil.

Em vez de convocar brasileiros para a luta, o Gabinete Zacarias chamava africanos escravos e dizia: lutem por nós!

Desvio de caráter – nossa triste herança imperial.

.

Posted on 23rd janeiro 2021 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *