logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

Um cara para salvar o Brasil

.

hhjhjh O salvador da pátria.[/caption]

.

Gosto do Tim Roth, ator inglês que nos deu grandes personagens. O skinhead de Made in Britain (1982), de Alan Clarke. O aprendiz de assassino em O Traidor (The Hit,1984), de Stephen Frears. O general psicótico de de O Planeta dos Macacos. A abominação de O Incrível Hulk. O os personagens de Tarantino em Pulp Fiction e Os Oito Odiosos.

Mas gosto muito mais do cientista Cal Lightman, que ele representa na serie Lie To Me, (2009 a 2011), que está no Netflix. O doutor Lightman é especialista em descobrir as mentiras que contamos e que se revelam em micro expressões faciais e na linguagem corporal. O Grupo Lightman, que presta serviços à polícia de vários países e a particulares em perigo, descobre homicídios, localiza sequestrados, até ajuda a ganhar guerras.

O cientista identifica mentiras com 100% de segurança.

O Brasil precisa disso. Pense nos debates eleitorais. Meu compromisso é não aumentar a tarifa do ônibus. Mentira! – aparece uma luz vermelha no estúdio. Não vou nomear parentes. Patranha! – outra luz vermelha. O candidato dá aquele sorriso canalha e perde a coragem de prosseguir enganando.

Elegeríamos candidatos verazes. Confiáveis. Transparentes. Não resolveria os problemas do país porque é conhecida a capacidade que têm as grandes corporações de corromper os honestos. Mas ia melhorar muito, não ia?

Pense agora se os relatórios do doutor Lightman forem aceitos em juízo. O senhor matou a vítima? Cobrou propina para favorecer aquele concorrente na licitação da Petrobrás? Tem conta no exterior? Ahn? Onde? Na Suiça? Nas Ilhas Virgens? Em Hong Kong? Certo, grana do malandro foi para a China.

Lightman pode também ser chamado a avaliar a qualidade da denúncia oferecida pelo ministério público e do judiciário. O promotor diz que não tem prova mas tem convicção? Verifique. Dos onze ministros com o rosto diariamente exposto na TV do STF quais estão falando a verdade? Ou, refazendo a pergunta, quais falam a verdade com mais frequência?

Tenho convicção (epa!) de que há um especialista em mentiras dentro de cada eleitor. Você nunca teve a sensação de que o candidato está enrolando? Ótimo, agora basta adquirir coragem e começar a perguntar, olho no olho: você já teve carteirinha de estudante falsa? Já disse à mãe que nunca fumou maconha? Já fez troca-troca? Já enganou a namorada? Já furtou?

Garanto que se todo eleitor fizer perguntas ao candidato a qualidade do Congresso vai melhorar.

As micro expressões podem salvar a democracia.
.

Posted on 30th abril 2017 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *