logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

O Lobinho e a Matilha. Ou O Dia em que Rudyard Kipling acabou de vez com o Barão de Coubertin

.

 

hjhjhjh O menino criado por lobos.

 

.

 

O técnico Tite dava uma entrevista a Alexandro Lozetti, Amanda Kestelman, Edgard Maciel da Sá e Tossiro Neto, jornalistas do Globo, quando saiu-se com essa:

-A força da matilha é o lobo, a força do lobo é a matilha.

 

Os jornalistas anotaram cuidadosamente, sabedores da importância do que lhes era dito. Naquele momento, o antropomorfismo ingressava no futebol brasileiro.

O autor não citado da frase, escrita em 1893, é Joseph Rudyard Kipling. Está no Livro da Selva. A Kipling Society (http://www.kiplingsociety.co.uk) coloca à nossa disposição o texto completo desse código de sobrevivência na vida selvagem. Lá está o poema Law of the Jungle, cujo quarto verso é o seguinte:

For the strength of the pack is the wolf, and the strength of the wolf is the pack.

Desde o finzinho do século 19, a Lei da Selva vem ensinando jovens ingleses como se comportar, a quem obedecer, onde se situar na pirâmide social – e principalmente como vencer nessa sociedade.

Os críticos informam que Kipling, inglês nascido na India, era um imperialista empedernido. Hoje seria um neocolonialista canalha, desses que acham que o papel do Brasil no mundo é exportar soja, café, milho e jogadores de futebol.

Ao usar a citação, Tite reiterou a seus jogadores e ao povo em geral que futebol não é um nobre esporte onde, mais do que vencer, o importante é competir. Essa besteira foi dita pelo Barão de Coupertin, organizador das Olimpiadas de 1908. Bullshit.

Futebol é selva feroz, globalizada, dominada por uma gang chamada FIFA, onde sobrevivem os que melhor se organizam para caçar.

Ninguém estava interessado em antropomorfismo antes de Kipling. Depois, o filme sobre Mogli, o Menino Lobo, enriqueceu a Disney.

E consultores de marketing têm usado a ideia para animar ações motivadoras com vendedores de seguro, de imóveis ou de dinheiro.

Reunidos no auditório, entupidos de cafeína, abastecidos com um pouco de humor, os gerentes são informados sobre a condição do mercado, a concorrência, as oportunidades. Organizem-se, sigam o líder, batam as metas. Vendam, vendam, vendam. É a sobrevivência de vocês.

Os selecionados de Tite têm vida mais fácil – recebem a melhor análise do adversário que os “espiões”, os drones  e os informantes virtuais (http://xmlsportsfeeds.com,  www.reportlinker.com ou www.footstats.co.uk) conseguiram reunir.

O mago Tite ensina a lei e aconselha concentração. Pensem só no jogo. Mentalizem o caminho para a meta. Vençam, vençam, vençam.

Eis a mensagem –  Vocês são a matilha. Neymar é o lobinho que ainda está aprendendo a lei da selva.

O lobinho depende da matilha, a matilha depende do lobinho.

jjkjkjk Rudyard Kipling
Posted on 28th junho 2018 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *