logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

Barack Obama conta que aconteceu no Salão Oval durante seus oito anos

.

 

 

gghghg Memórias da presidência e algumas inconfidências engraçadas.

 

.

 

O novo livro de Barack Obama chama-se “A Promised Land” e está nas livrarias por 60 reais. Um time de tradutores garante a qualidade do texto em português:  Berilo Vargas, Cássio de Arantes Leite, Denise Bottmann e Jorio Dauster. Para quem tem tempo e dinheiro vale tentar a versão original, por 260 na Amazon. Obama é um escritor ao mesmo tempo fácil e sofisticado.

Para mais informações sobre o livro temos a crítica da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, publicada no New York Times. Ela garante que Obama, como escritor, está entre os melhores. Um texto quase sempre agradável de ler frase por frase, “a prosa elegante, o detalhe vívido, granular.”

Porém, ela adverte, o autor não está livre de uma certa pose intelectual, advinda dos muitos anos no melhor ambiente acadêmico. Exemplo disso é a relutância às glórias de algumas de suas conquistas. A despretensão do Brilhante Liberal Americano aparece em alguns momentos, como quando foi comunicado da conquista do Prêmio Nobel da Paz.

-Mas por que? – indagou com uma modéstia que alguns desconfiam ser fruto de intenso treinamento.

O certo é que o livro é bom e Barack Obama um personagem intenso, quase sempre simpático aos brasileiros, apesar de tantas histórias sobre o papel dos presidentes americanos – todos eles – no comando de guerras desnecessárias e ações econômicas imperialistas.

Gosto dele. Afinal, um cara que aos 60 anos, continua fazendo cesta de três pontos do canto da quadra, tem que ser admirado.

*

P.S. – Atenção para Chimamanda Ngozi Adichie. É uma feminista importante. Ela diz que “perdemos muito tempo ensinando as meninas a se preocupar com o que os meninos pensam delas. Mas o oposto não acontece.”

Posted on 28th dezembro 2020 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *