logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

Trump perdeu, o Departamento de Justiça dos EUA acordou

.

 

 

gghjh Uma fintech que ameaça a gigante Visa.

 

 

 

.

 

Qualquer aluno de primeiro ano de economia sabe que monopólios e oligopólios reduzem a eficiência da economia e, em consequência, empobrecem o país.

Nos Estados Unidos a economia é dominada por quatro companhias telefônicas, duas imensas produtoras de cerveja, quatro produtoras de sementes agrícolas, três fabricantes de lâmpadas, duas empresas apenas fornecem fraldas descartáveis.

São as contradições do capitalismo.

Mas todos pareciam satisfeitos, até que vieram as eleições e Trump perdeu.

O Departamento de Justiça acaba de ajuizar uma histórica ação civil pública baseada na lei antitruste. Quer impedir que a Visa (70% do mercado de cartões de débito) compre a Plaid, uma fintech, por 5,3 bilhões de dólares.

A Plaid, que vale no máximo 100 milhões, está desenvolvendo uma plataforma de pagamento que vai desafiar o monopólio da Visa.

A compra é a segunda maior na história da Visa. Por que gastar tanto dinheiro nela?

O CEO da Visa disse ao Conselho Diretor que é uma “aquisição estratégica, não financeira”. Se a Plaid continuar viva para desenvolver sua plataforma de pagamento, ou se for adquirida por um concorrente (Mastercard) pode reduzir em até 500 milhões de dólares o lucro anual da gigante dos cartões de débito.

*

 

Posted on 3rd dezembro 2020 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *