logo
Governo e política, crime e segurança, arte, escola, dinheiro e principalmente gente da cidade sem portas
post

As pedras do vovô Greca

A pedras do vovô Greca A rua São Francisco estará restaurada em dezembro. Com mesmas as pedras da pavimentação original.

 

Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…

                                                                                                                                                                                                              (Atribuido a Fernando Pessoa)

 

 

O Raphael Greca, que está subindo nas pesquisas, anda preocupado com o destino das pedras que pavimentam ruas no Centro Velho. Foram colocadas lá pelo avô Greca. Sobre algumas derramou-se uma camada de asfalto que logo virou farinha de asfalto. Em outras ruas, parece que as pedras sumiram com a renovação.

No Centro Velho, garante a Prefeitura, isso não acontece. As pedras originais continuam lá para guardar a história. Claro, com elas ficam também a prostituição e droga. Mas, qual o problema? Na região dos Halles, antigo centrão barra pesada de Paris, também remanescem prostitutas e traficantes, mas os turistas são maioria. Câmara na mão, observam as moças, a procura de uma nova Irma la Douce. Lembram do filme com Jack Lemmon e Shirley Maclaine, que Billy Wilder fez em 1963?

Se você não viu, vale ir à locadora e pegar uma copia para assistir no fim de semana. É uma comédia musical das melhores, do tempo em que ex-policiais como Nestor, o personagem de Lemmon, se apaixonavam por prostitutas, como a personagem de Shirley Maclaine. Ele era um tira tão honesto, que não aceitou os tradicionais esquemas para proteger o tráfico e o lenocínio e acabou ejetado da polícia.

Aqui, a prefeitura pode:

  1. Estimular o aparecimento de muitos policiais honestos para cuidar da cidade; e
  2. Promover o renascimento de restaurantes bacanas na região. Como o Onha, que oferecia a melhor feijoada de Curitiba.

A Confeitaria Blumenau está onde sempre esteve. E a Casa Hilu ainda vende tecido de qualidade a preço justo. E as pedras – agora mais firmes – dão dignidade àqueles caminhos.

 

Posted on 28th setembro 2012 in Sem categoria  •  No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *